A ocorrência de violações de dados internos tornou-se muito comum e acontece de forma recorrente. No domínio da segurança cibernética, estas violações envolvem não apenas ameaças externas, como hackers e organizações cibercriminosas, mas também as ações
dos funcionários de uma organização. Uma pesquisa recente do Clearswift Insider Threat Index revelou que 42% dos incidentes de segurança têm origem dentro da
própria organização.
Em 2023, várias organizações como Dropbox, Twilio, Uber, Revolut, LastPass e Marriott International sofreram violações de dados. À medida que os agentes de ameaças
cibernéticas ficam mais criativos, estar atualizado com as principais ameaças à segurança cibernética deve ser uma parte importante do seu plano de negócios.
Criamos uma lista 5 das maiores ameaças cibernéticas a serem observadas em 2024, a fim de ajudar as corporações a detectar previamente ameaças semelhantes em seus negócios. Veja a seguir!
As 5 principais ameaças cibernéticas que sua organização precisa conhecer:
1. Violações no ambiente de Cloud/Nuvem
Mudar para a nuvem certamente tem seus benefícios, pois oferece flexibilidade e escalabilidade. No entanto, às vezes pode ser uma faca de dois gumes que pode facilitar
o acesso dos agentes de ameaças cibernéticas às informações da sua empresa. Protegendo sua organização contra violação de dados internos. Durante o ano de 2023, 27% das organizações que usam a nuvem pública relataram uma violação. A maioria das violações em ambiente Cloud resultou de:
• Configurações inadequadas
• Compartilhamento indevido de dados
• Credenciais comprometidas
• Vulnerabilidades exploradas
2. Mobile-First Attack
A maioria de nós armazena uma ampla gama de informações, desde e-mails de trabalho até dados bancários, diretamente em nossos smartphones. Mas você sabia que está carregando uma das maiores ameaças de segurança cibernética no seu bolso?
De fato, cerca de 60% das fraudes cibernéticas, como phishing e senhas roubadas, acontecem em dispositivos móveis. Os empregadores devem adicionar segurança de dispositivos móveis às sessões de treinamento de cibersegurança, a fim de conscientizar suas equipes sobre sua importância para a vida profissional e pessoal.
3. Ataques IoT
Os ataques a dispositivos da Internet das Coisas (IoT) continuam a aumentar. E hoje em dia, seu ambiente de trabalho pode depender de termostatos, impressoras, câmeras ou iluminação conectado. Adotar a automação pode realmente tornar seu ambiente de escritório e de indústria mais eficiente, mas também pode tornar mais fácil para os cibercriminosos invadirem sua empresa por meio de seus dispositivos habilitados para Wi-Fi!
Embora os dispositivos IoT tragam muitas mudanças para nossa vida cotidiana, os agentes de ameaças cibernéticas continuarão a explorá-los em 2023. Portanto, aqui estão algumas dicas para se proteger:
• Atualização de firmware;
• Usar um roteador separado apenas para IoT
• Habilitar a autenticação multifator (MFA/2FA).
4. Fator Humano
Uma pesquisa revelou que 23% de todas as violações de dados resultam de erro humano. Na verdade, enganar os funcionários com phishing, spoofing e links e anexos maliciosos ainda é uma porta aberta para os cibercriminosos. Para combater isso, os especialistas em segurança cibernética aconselham fortemente as empresas a investir em treinamento de segurança de TI em 2024. Explicar por que a segurança cibernética é importante ajudará você a garantir
que seus funcionários estejam seguindo seus protocolos.
5. Ataques internos maliciosos
O erro humano é responsável por grande parte das violações de dados dentro das organizações. No entanto, às vezes, uma violação que vem de dentro é intencional e conduzida por um colaborador insatisfeito.
Em alguns casos, esses tipos de ameaças são originados por pessoas com acesso privilegiado a informações sigilosas e confidenciais. Essas pessoas escolhem explorar seu acesso privilegiado para ganho pessoal, financeiro ou algum outro fator motivador. Em outros casos, pode originar-se de emoções negativas alimentadas por um funcionário que está saindo.
A melhor maneira de evitar que esse tipo de ameaça cibernética afete seus negócios é antecipar que isso pode acontecer e tomar medidas para evitá-lo.
